Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 06:05:02
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Opinião

Conte a história que você conhece

 sabido que o todo é maior que as partes e que o mel da abelha é composto do néctar de milhares de flores.

Conte a história que você conhece

     É sabido que o todo é maior que as partes e que o mel da abelha é composto do néctar de milhares de flores. Montaigne, filósofo do século VI disse que as abelhas sugam das flores aqui e ali, mas depois fazem o mel, que é todo delas: já não é tomilho nem manjerona.  É assim que se constrói um livro que pretende mostrar a história e a cultura de um povo: buscando informações em fontes diversas para construir uma história que já não é  do João ou da Maria, mas que é de todos, embora edificada através das narrativas particulares.
     Ao longo dos anos, pessoas são partícipes da construção de algo maior, que elas mesmas desconhecem. Na luta do dia-a-dia, não percebem que são agentes, construtores do mundo em que vivem. Acaso Campo Largo, como você conhece hoje, não é consequência da ação daqueles que o antecederam?  Os antepassados deixaram no tempo o registro de transformações que evoluíram com cada um daqueles que fizeram parte da construção deste município e os cidadãos atuais continuam construindo para as gerações futuras. Assim, a cada momento, a história está por ser reescrita com acréscimos e novos olhares e a pesquisa sobre o que antecedeu a atualidade está por ser empreendida de maneira diferente.
     Sabemos que há, no interior das famílias, das empresas e das instituições, material muito vasto sobre a evolução de Campo Largo desde suas origens até a atualidade. Este material permanecerá inerte e com valor restrito àqueles que o guardam, tendendo a desaparecer à medida que o tempo passa e a memória esmaece. Muito material importante acaba sendo descartado pelos descendentes que não conhecem o valor do acervo dos seus antepassados.
O      Livro “Campo Largo 140 anos” é  a forma de valorizar, trazendo à tona e registrando de maneira bela, lúdica e  definitiva, em um único local,  tanto as memórias  esparsas em muitos meios, quanto aquelas que estão armazenadas por depositários que desconhecem o valor do tesouro que guardam. E isto faz toda a diferença. Os frutos do que foi plantado por muitas mãos, o néctar colhido ao longo de muitos anos, serão apresentados na forma doce de um livro belíssimo, cujas páginas serão a colheita oferecida à população campolarguense para ser saboreada com a avidez daqueles que sabem o valor da história de um povo transformada em obra de arte. Uma obra desta envergadura faz emergir em cada um o orgulho de pertencer a uma história bem maior que a soma das histórias individuais. O todo é maior que as partes.
     Este é o grande sonho da nossa equipe e temos a certeza que já começamos a transformar em realidade, com o auxílio da comunidade campolarguense. Se você tem uma boa história para contar, se conhece fatos históricos ou se tem fotografias e objetos antigos que possamos fotografar, entre em contato conosco e ajude a fazer o livro “Campo Largo 140 anos”.

Contatos: Silvio: 3029-2783  ou 9999-9479  Silvestre: 9175-8775
e-mail:campolargo140@gmail.com