Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 11:53:09
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Opinião

Alça de Mira

Poloneses
Colônia Dom Pedro, com fortes tradições polonesas, foi destaque no programa Plug, na RPC.

Alça de Mira

Poloneses
Colônia Dom Pedro, com fortes tradições polonesas, foi destaque no programa Plug, na RPC. Sossego, campo, plantações e uma vida que lembra o século passado foram as características ressaltadas nesta região. Passeio de carroça ainda é um costume típico no local. No programa, lembranças das famílias que povoaram a região.

Homenagem
E por falar em Colônia Dom Pedro, uma justa homenagem em matéria divulgada na Gazeta do Povo ao padre Lourenço Biernaski. Ele faleceu no dia 6 de outubro, aos 92 anos, devido a uma pneumonia, mas é lembrado como o filho de poloneses e nascido nessa Colônia. Era conhecido como biblioteca ambulante, sempre com histórias e fatos relevantes, atraindo as pessoas para escutá-los. Por quase 70 anos fez parte da Congregação da Missão Província do Sul.

Pedágio
O feriado do próximo dia 15 de novembro será o último do ano (e próximos meses) com pedágio nas estradas do Paraná. A partir do dia 28 acabam os contratos com as concessionárias e acredita-se que a cancela fique aberta por cerca de um ano, até que aconteçam os leilões para as próximas empresas que administrarão as rodovias. O objetivo é reduzir o valor de pedágio em pelo menos 30%. Até lá, Governo Estadual e Federal ficarão responsáveis pela manutenção.

Consumo
Uma pesquisa do Grupo Santander apontou que em setembro no Paraná teve uma queda em relação a agosto no consumo, uma diminuição de 4,9%. Diferentemente da maioria dos estados do Brasil, chamaram atenção os gastos com Companhias Aéreas que recuaram 31%. Também tiveram declínio Diversão e Entretenimento (-20%), Automóveis e Veículos (-12%), Transportes (-12%), Lojas de Artigos Diversos (-8%), Serviços (-7%) e Drogaria e Farmácia (-6%). Entretanto, houve crescimento nos gastos com Hotéis e Motéis (43%), Restaurantes (4%) e Telecomunicações (2%). O levantamento mostra que, a nível Brasil, o principal gasto do orçamento das famílias é com supermercados (37%), seguindo de restaurantes (12%) e lojas de artigos diversos (11%).

Carga viral
A avaliação do esgoto em Curitiba apontou uma baixa carga e concentração do Coronavírus. Brasília foi uma capital que apresentou elevada carga viral, mesmo com redução nos casos. Na semana epidemiológica de 10 a 16 de outubro, Curitiba teve um ponto de monitoramento em que não foi detectada a presença do novo coronavírus, a ETE Atuba Sul - primeira vez em que isso ocorre desde março.

Pra pensar na cama
O reconhecimento muitas vezes vem na perda.