Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 04:17:54
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Procon comemorou 16 anos

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi efetivamente implantado, há 19 anos

Procon comemorou 16 anos

     O Procon comemorou na última sexta-feira, 11 de setembro, 19 anos da implantação oficial do manual CDC - Código de Defesa do Consumidor. Para comemorar a data tão especial aos consumidores de toda nação, foi lançado um Estudo Comparado pelo Comitê Técnico do Mercosul que vem tratar de questões ligadas ao assunto.
     "A Defesa do Consumidor no Mercosul e no Peru: Uma Análise Comparativa" foi a obra em estudo, divulgada num encontro em Montevidéu, no Uruguai. O principal objetivo é desenvolver em todos os países do Mercosul um maior aprofundamento nos conhecimentos do CDC e ainda promover a difusão dos direitos locais de cada consumidor.
     "Essa é uma questão essencial nas relações e nas políticas entre fornecedor e consumidor, a fim de garantir qualidade no momento em que se adquirir um produto. Assim, os serviços facilitam a vida dos donos de comércio e dos consumidores", detalha a Assessora Técnica do Procon de Campo Largo, Cleri Carvalho Barros.
16 anos do Procon e do CDC em Campo Largo

     Em 1993 foi ativado o Procon de Campo Largo. A medida trouxe inúmeras benfeitorias aos consumidores locais. Em média, três audiências são realizadas diariamente com o intuito de promover soluções legais para os problemas enfrentados na hora das compras ou na aquisição de um plano, seja ele bancário, telefônico, dentre outros.
     Sob a direção do advogado campolarguense Dr. Antonio Waldemar Sávio, o Procon se tornou um órgão de utilidade pública indispensável na vigoração da justiça e na aplicação das leis do consumidor a favor da população. "Iniciamos o Procon em Campo Largo a fim de sanar uma série de irregularidades no comércio que havia na época, trazendo mais orientação à população, incluindo auxílio aos fornecedores, atendendo com eficiência todos que desse serviço necessitam. A grande valia é trabalharmos no setor mais político do município sem fazer política, seguindo fielmente a lei que rege as atividades do órgão", destacou Dr. Sávio.