Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 05:34:41
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Prefeitura abre cadastro para programas

O cadastramento de famílias nos programas habitacionais de Campo Largo está sendo reaberto após o período de alerta em virtude da gripe A (H1N1)

Prefeitura abre cadastro para programas

    O cadastramento de famílias nos programas habitacionais de Campo Largo está sendo reaberto após o período de alerta em virtude da gripe A (H1N1). Novos critérios de seleção pretendem facilitar a participação de mais pessoas nas inscrições dos benefícios oferecidos pelos programas.
     São aproximadamente 3200 famílias que necessitam de uma moradia. Uma das mudanças foi a idade mínima para o cadastro que passou de 21 para 18 anos. Porém, os jovens que têm 16 anos e forem emancipados também podem fazer o cadastramento. Além disso, os interessados precisam morar ou trabalhar na cidade, o que beneficia a população que se faz presente na região. "Estamos planejando para no futuro solucionar os problemas habitacionais do município", afirma o diretor de habitação João Marcos Cavalin Cuba.
A nova faixa de renda familiar foi o item que mais teve alterações. Agora tanto as famílias com renda entre zero e três salários mínimos quanto famílias que possuem de três a 10 salários mínimos podem participar. A diferença é que para a faixa maior de renda, as famílias estarão sujeitas a analise de crédito da Caixa Econômica Federal e tem que apresentar a certidão negativa de bens e imóveis, que pode ser obtida no cartório de registro de imóveis.
     O cadastro tem validade para todos os programas habitacionais que sejam implantados no município, entre eles o "Minha Casa, Minha Vida" do Governo Federal. No entanto, a ordem de inscrição ou de fila não interfere na escolha das famílias beneficiadas, pois serão escolhidas as pessoas que tiverem necessitando, com mais urgência, de um lugar pra morar. "Vai ser levado em conta critérios como situação socioeconômica dos interessados, assim como pessoas que residem em áreas de risco como fundo de vale, alta declividade, desmoronamento e alagamento por exemplo", lembra o diretor de habitação.
    Todas as ações de melhoria nos programas estão voltadas ao esforço que a base da administração municipal vem fazendo em prol da população para diminuir esse déficit habitacional da cidade. "A boa gestão na área habitacional que o prefeito Edson Basso tem efetuado está contribuindo muito para continuidade dos programas", ressalta João Marcos.