Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 06:44:41
EM CAMPO LARGO 18º | 27º
Geral

Paróquia da Aparecida

A Pastoral da Terceira Idade realiza encontros uma vez por mês como bingos, lanches da tarde, almoços e no fim de ano um passeio

Paróquia da Aparecida

     A primeira missa na Igreja Aparecida foi rezada há 47 anos. Há dois anos intitulada como paróquia, a igreja administra as comunidades de São Roque no Botiatuva, São João Batista na região de Campina, São Vicente, Jesus Misericordioso na Águas Claras, Nossa Senhora do Carmo no Francisco Gorski e São Joaquim Santana no Jardim Esmeralda.
     Do dízimo recebido dos fiéis, a igreja distribui o dinheiro entre trabalhos missionários, sociais e religiosos. O projeto social mais antigo na igreja é o Clube das Mães que existe há 22 anos. Trabalho totalmente voluntário, que visa ensinar as mulheres interessadas em artesanato e as pessoas ainda sem emprego uma direção profissional. "Elas aprendem a técnica e recebem a peça que fizeram", comenta a voluntária, Elídia Rossa. Pessoas de diversas localidades procuram o Clube das Mães. Cerca de 15 voluntárias se organizam para buscar apoio e toda quarta-feira as mulheres atendidas fazem uma sopa e levam o alimento para casa. A divulgação do trabalho da igreja é feita entre as frequentadoras, em anúncios feitos durante as missas e através do boletim mensal "O Evangelizador".
Pastoral Social
     As voluntárias viam ano a ano o número de frequentadoras aumentar e em outubro de 2008 foi fundada a Pastoral Social. Uma vez por mês acontece a distribuição de alimentos as 100 famílias cadastradas que recebem a doação de roupas. Nesse dia também é dada uma palestra no salão social sobre algum assunto de interesse familiar como Saúde, Educação, Higiene ou Valorização da Pessoa Humana.
     De acordo com as voluntárias o trabalho realizado segue os ensinamentos da palavra de Deus "procuramos seguir o que Jesus pregou e viveu: o amor e a solidariedade. Tudo o que fizer ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazeis".
     A voluntária Terezinha Martini Salarz comenta que para as famílias receberem a ajuda, um kit com 11 alimentos, é preciso fazer o cadastramento e a Pastoral faz uma para visita observar a realidade vivida. Famílias dos bairros Jardim São Vicente, Tropical, Botiatuva, Francisco Gorski, entre outros são atendidas e não há distinção de crença, raça, e o objetivo é a pessoa se aproximar de Deus. Orientações sobre batismo, casamento e catequese também são prestadas pelas voluntárias. Dia 28 de novembro está marcado um casamento comunitário.
     Segundo as voluntárias esse projeto só pode ser realizado devido à ajuda da igreja, a generosidade das pessoas que participam das celebrações e levam doações e a compreensão de suas famílias. Na Bíblia Jesus diz "estive com fome e me deste de comer, estive nu e me vestiste". Para arrecadar mais verbas a Pastoral também realiza bazar de trabalhos manuais e de roupas, a um preço bem acessível para que as pessoas mais necessitadas possam adquirir.
     Com as novenas de Natal, a Pastoral arrecada uma quantidade maior de alimentos, e as famílias recebem uma cesta com mais itens, no mesmo dia é realizado uma festa, esse ano a Pastoral pretende distribuir brinquedos para as crianças.
     O grupo de voluntárias gostaria de contar com a presença de uma assistente social que prestasse um serviço de orientação para as pessoas. "Fazemos esse trabalho não para ocupar o nosso tempo, e sim para devolver um pouco do que recebemos de Deus: a nossa vida". O trabalho voluntário quando bem feito é reconhecido, "quando uma pessoa encontra emprego, ela costuma avisar e assim abre vaga para uma nova família ser atendida", comenta Elídia. Para os jovens terem um envolvimento sério com a igreja tem a catequese, o grupo de jovens, onde aprendem a cantar e tocar instrumento musical, e existe a possibilidade de participação das missas como coroinhas.
Demais pastorais
     A Pastoral da Terceira Idade foi fundada há mais de 10 anos e os encontros são realizados uma vez por mês. Nos encontros são servidos lanches da tarde, almoço e bingos. Com o dinheiro arrecadado com as cartelas vendidas, a Pastoral compra os brindes e oferece um café, toda vez reúne cerca de 60 pessoas. E todo final de ano, acontece uma viagem. Ano passado o destino foi um parque aquático em Mafra (SC). Esses encontros também são uma forma de passatempo, um momento de encontrar ou amigos ou fazer novas amizades.
     Na Pastoral do Idoso, todo mês os voluntários fazem a visita a um idoso para conversar e fazer um acompanhamento de sua saúde. Antes de realizar esse trabalho os voluntários fazem um treinamento.
     Na Pastoral da Criança, são feitas visitas as famílias cadastradas e que tem filhos para fazer a pesagem, observar a saúde das crianças e entregar alimentos. Como os líderes são da comunidade conhecem bem a realidade das famílias e contribui para melhorar a qualidade de vida.
Na Pastoral da Saúde, os ministros da Eucaristia, pertencentes à igreja, levam a Eucaristia na Casa do Enfermo, e duas vezes por ano (Páscoa e Natal) o padre vai nas casas fazer a confissão.