Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 06:28:00
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Natal 2009 promoverá consciência ambiental

Toto  apresenta à pacientes do CAPS detalhes do projeto Natal 2009

Natal 2009 promoverá consciência ambiental

As festividades do Natal 2008, em Campo Largo, ainda estão recentes na memória de muitos. Aproximadamente 15 mil pessoas participaram da abertura do evento, um público jamais visto na Praça Getúlio Vargas, localizada no coração da cidade.  A estrela da festa - o Papai Noel – aterrisou de helicóptero para alegria das crianças.
A novidade empolgou o comércio varejista. O setor, que gera centenas de empregos, vê todos os anos um grande volume de dinheiro que deixa de circular no comércio local e vai parar nas mãos dos comerciantes de Curitiba. Para minimizar esse êxodo econômico, a Prefeitura da Cidade de Campo Largo busca, em parceria com a Acicla (Associação Comercial e Industrial de Campo Largo), motivar os consumidores com atrativos durante o período natalino.
Para que isso aconteça, o natal deste ano promete ser inovador. A data será comemorada de maneira muito mais significativa. O projeto para o Natal de 2009 irá utilizar material reciclável e descartável, principalmente garrafas pet, para decorar toda a cidade. O artista plástico Toto Lopes, coordenador do projeto, enxerga que essa ação será um multiplicador de valores em Campo Largo. “Iremos trabalhar a parte social, ecológica e educacional”, explica. Segundo Toto, serão utilizadas cerca de 200 mil garrafas pet, entre outros materiais - que também serão utilizados – estão: embalagem longa vida, garrafas de vidro e papelão. O objetivo é mostrar as variedades de materiais juntamente com a criatividade no desenvolvimento de peças importantes para a decoração natalina da cidade. Toda a produção será concentrada no barracão da extinta cerâmica Iguaçu.

Participação
A participação da população é, talvez, o processo mais importante da idéia.  De acordo com o artista, o projeto pretende movimentar as escolas e alunos, incentivando a coleta do material, “ensinando como entregar esse material, que seriam na ocasião limpos e secos”, conta Toto. Para ele, com essa iniciativa disciplinar a vida dos catadores de resíduos pode mudar: “as embalagens são entregues para os catadores, ainda sujas. Se a comunidade colocar a mão na consciência poderá ajudar a vida dos catadores. 90% do lixo coletado é fruto do trabalho deles”, afirma o artista plástico.
Pessoas que fazem parte de projetos sociais do município também participarão da confecção dos enfeites recicláveis. Os pacientes do CAPS (Centro Atenção Psicossocial) II e do CAPS AD (Centro Atenção Psicossocial para pessoas com problemas com Álcool e Drogas), por exemplo, já começaram a coletar garrafas para iniciar o trabalho. Para a terapeuta ocupacional do CAPS II, Rosane Farion, este projeto irá fazer com que os pacientes sintam-se valorizados: “a autoestima deles ao ver o que produzem é incrível”, afirma a terapeuta.
Um exemplo disso é a gratidão manifestada quando um paciente vende um produto confeccionado por ele mesmo. “Percebemos que por mais que a qualidade não seja tão boa, quando eles sabem que o seu produto foi vendido é uma grande alegria” , conta a terapeuta ocupacional.
Para Rosane todos são importantes e podem fazer a sua parte: “Temos que mostrar que eles são capazes”, destaca. De acordo com Toto, isso acaba virando uma terapia para os pacientes. “Esse Natal vai ser muito diferente dos outros, será marcante e de conscientização”  exclama.
Exemplo de cidadania é a atitude de um grupo de mulheres da localidade da Rondinha. Elas foram pioneiras e ofereceram ajuda neste projeto de decoração natalina. 
Serviço
Toda a população poderá participar. As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura. Os postos de entrega do material serão: Escolas Municipais, Casa da Cultura, Biblioteca Pública e Museu Histórico de Campo Largo. É importante ressaltar que as garrafas devem estar limpas e secas. Informações através do telefone 3393-1715.