Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 03:57:28
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

Lavanderias lucram com o tempo chuvoso

As pessoas costumam levar cobertores para lavar, pois são peças grandes e difíceis de serem secas

Lavanderias lucram com o tempo chuvoso

Com a chuva, que não dá trégua na cidade e está fazendo parte do cotidiano dos campolarguenses, e de acordo com a previsão, se estenderá pelo fim de semana, um dos setores do comércio que está conseguindo aumentar o seu faturamento é as lavanderias. Nesse caso, a chuva é sempre bem-vinda e sinônimo de lucros.

No período chuvoso os clientes aumentam e o trabalho também, na Lavanderia Ariete, o movimento subiu 20% e foi preciso contratar mais funcionários. Tanto os serviços de lavagem como o de secagem estão sendo bem requisitados, já que fica praticamente impossível secar as roupas no varal e aquelas que não secam direito ficam com mau cheiro.

As roupas mais recebidas no período de chuvas são de cama, mesa e banho, que não são comuns em outras épocas do ano. São peças que a lavanderia não está acostumada a receber, porque as pessoas conseguem lavá-las em casa manualmente, mas com dificuldade de secar recorrem ao serviço pago.

Apesar do grande movimento, a entrega das roupas lavadas e passadas está mantida em no máximo dois dias, mas os preços têm um aumento em relação ao período do verão. Neste período é mais comum aparecerem peças pesadas, como jaquetas, cobertores, edredons, roupas em couro e sociais, geralmente mofadas em função do clima úmido.

"As pessoas trazem muitos cobertores, pois não cabem na máquina e demora para secar", comenta Ariete Solena Zanlorensi. A secagem normalmente é feita em roupas do dia-a-dia e é cobrado por quilo e as roupas sociais são levadas as lavanderias para lavagem a seco e tem custo unitário. A lavagem a seco, é feita em roupas que encolhem, mancham com facilidade e precisam de maior cuidado. Normalmente os pedidos de lavagem são para mais de uma peça, e as roupas são entregues embaladas, o valor depende do modelo e do tamanho.

"Tem muito cliente procurando somente a secagem, é o cliente que não costuma aparecer durante o ano, mas por causa do clima, acaba vindo", declara a proprietária da Lavanderia Ariete.

Alguns clientes têm urgência em retirar as roupas da lavanderia, mas existem aqueles que esquecem, todo ano Ariete vê nas prateleiras da lavanderia, muitos objetos deixados pelos clientes. E para arranjar espaço para as novas encomendas, Ariete Fez doação de roupas que estavam há mais de dois anos esquecidas.

 

Chuva favorece o comércio

 

Quem também costuma faturar nesta época são os vendedores ambulantes de guarda-chuvas e as lojas de variedades. As vendas são boas principalmente nos dias de chuva, quando o consumidor se obriga a comprar para não se molhar quando está na rua. Nos pontos de táxi, a demanda costuma crescer em dias de chuva, pela facilidade do embarque e desembarque. Nesse período de chuvas os motoboys veem o trabalho aumentar, como a entrega documentos e os restaurantes que mantém serviços de delivery.