Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 04:50:25
EM CAMPO LARGO  | 21º
Geral

Empresa do ramo de grampos em Campo Largo

 Há três anos, empresa do ramo de grampos de cabelo está instalada em Campo Largo

Empresa do ramo de grampos em Campo Largo

Em 1956 a empresa que fabrica os Grampos de Cabelo Gigita era fundada em São Paulo no bairro Parque Novo Mundo. Na época a moda era usar bob para deixar os cabelos com um aspecto mais ondulado e até mesmo enrolado e por isso o grampo era sempre usado. Os penteados estavam no auge e eram febre entre as mulheres. Mesmo passados mais de 40 anos, o grampo sobrevive às mudanças de estilos moldados pela sociedade.
Em 1990 a empresa foi adquirida pela atual família administradora, onde a nova equipe manteve a produção calcada em grampos nas cores loiro e preto e em dois tipos de tamanhos. E até hoje na caixa dos grampos Gigita tem como característica a foto de uma mulher referência dos anos 50, com cabelos volumosos.
A gerente da Itália Industrial Company Ltda, Esmeralda Toscana conta que a empresa mudou-se para Campo Largo em 2006, pois o móvel de São Paulo estava ficando pequeno. "A princípio era para a empresa ser reestruturada em Curitiba ou na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), mas foi feito um levantamento em Campo Largo, mantido um contato com a prefeitura e visto que havia uma boa mão-de-obra", declara. E por já conhecerem o Paraná, gostarem do clima, foi inevitável a instalação da empresa no sul do país.
Diariamente a empresa fabrica quatro mil grampos que são revendidos para todo o país, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. No Brasil existem cinco empresas formais que fabricam grampos, sendo no Sul apenas a Gigita. A produção é vendida no atacado através de representantes.
"Mesmo com o passar dos anos, os grampos caminham por todas as épocas e não saíram de moda, até mesmo as mulheres de cabelo curto utilizam. A pessoa que faz penteado para ir a uma formatura, casamento, ou festa usa grampo", comenta.
Nesse mercado de beleza a empresa já lançou grampos coloridos que foram bem aceitos durante um tempo e agora estão implantando uma nova linha, chamada de Renata. Nesse final de semana (de 29 de agosto a 1º de setembro) a empresa faz o lançamento do produto na Beauty Fair 2009, um dos maiores eventos de cosméticos e beleza da América Latina que acontece em São Paulo. A pretensão a longo prazo é colocar outros produtos a disposição do consumidor. Os grampos Gigita são famosos e já estiveram nos cabelos de muitas atrizes e atores da Rede Globo, são usados nos penteados e como prendedores de peruca.

Linha de produção

A empresa tem uma base familiar e funciona com uma linha de produção de oito funcionárias e dois mecânicos, que tem trabalho redobrado nos meses de agosto a final de dezembro quando a procura aumenta devido às festas de fim de ano.
Até o grampo chegar as prateleiras de lojas de cosméticos, o acessório passa por um processo de fabricação em que a máquina amassa o arame que é comprado em rolo, e outra máquina é responsável por cortar; dobrar; estampar; tingir; num forno a mais de 300º a tinta é seca; e em seguida passa por um jato de ar. E por fim o grampo recebe uma massa plástica, é seca novamente em um forno a mais de 300º, e então está pronto para ser embalado. No processo manual os grampos são contados, colocados em caixas de diferentes tamanhos, recebem um selo de garantia, e por fim as caixas são embaladas em plástico encolhível.