Sabado às 20 de Abril de 2024 às 06:05:45
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Corpo de Bombeiros comemora 26 anos

          Bombeiros são reconhecido pelo trabalho de qualidade que exercem

Corpo de Bombeiros comemora  26 anos

      Mostrando muito orgulho pela realização do trabalho, o Corpo de Bombeiros realizou na quinta-feira, 03, uma solenidade em comemoração aos 26 anos atuando em Campo Largo. Quem atendia o município era os Bombeiros de Curitiba, o que não oferecia muita agilidade no atendimento.
      Vendo a necessidade, foi inaugurada a sede na Rua Centenário e o que deveria ser provisório durou 15 anos. Na época, atuavam 16 bombeiros (sendo um oficial) e havia apenas uma viatura para atender. Em setembro de 2000 foi inaugurada a atual sede própria, na Rua XV de Novembro, mais ampla e melhor estruturada. Atualmente são 42 bombeiros, sendo dois oficiais e que contam com seis viaturas.
     Estiveram presentes o Coronel Hércules Willian Donadello, o Tenente Coronel Fabio Mariano de Oliveira, o capitão Fernando Ferreira Machado, o vice-prefeito Dante Luiz Vanin, o secretário municipal de Segurança Pública Benedito Faccini, o secretário municipal de Administração Silvio Brandão Diniz, o presidente da Cocel Udo Schimidt, diretor do Samu Heitor Pinheiro Lima Neto, o empresário Lenilton Zanlorenzi e o pastor Antonio da Assembleia de Deus, que mostraram o reconhecimento pelo ótimo trabalho de todos.
     O tenente coronel Fábio destacou a qualidade no serviço destes profissionais que cuidam da segurança da população não só de Campo Largo, mas também de oito municípios vizinhos atendidos pelo 3ºSGB (subgrupamento de Bombeiros) - Balsa Nova, Campo Magro, Colombo, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Serro Azul e Dr. Ulisses. O tenente coronel ainda completou que o trabalho deles eleva o nome do Corpo de Bombeiros. Todos foram homenageados com entrega de menção honrosa. Destaque para o sargento Freitas e cabo Aristeu que receberam menção honrosa por mérito pessoal.
     O soldado Marcelino Kuhn recebeu um diploma como Bombeiro Militar destaque do mês de agosto e foi feito um quadro com sua foto que vai ficar uma semana na sede em Campo Largo e será levado às outras unidades. Ele foi o "Homem de Ferro" da operação verão 2008/2009 e tem um currículo respeitável dentro do Corpo de Bombeiros. Após a solenidade, todos foram convidados para um almoço no Restaurante Tabaldi.
Aulas teóricas
      Anualmente órgãos que atuam no atendimento de emergência passam por aulas teóricas. Neste ano foi escolhida a semana de aniversário do Corpo de Bombeiros e realizaram na terça e quarta-feira. O tema foi o atendimento a múltiplas vítimas e participaram órgãos que estão realizando um importante trabalho no município: Bombeiro Siate, Samu, Guarda Municipal, Polícia Militar, RodoNorte e Centro Médico, totalizando cerca de 45 pessoas.
      Entre os pontos abordados nas aulas, que foram ministradas pelo capitão Heitor, destacou-se a estrutura a ser estabelecida em ocorrência com múltiplas vítimas; funções específicas de cada órgão; padronização no método de triagem e padronização de material por meio de kit de atendimento.
Na quinta-feira, 03, após a solenidade em comemoração ao aniversário, seria realizado um simulado, colocando em prática o aprendizado das aulas teóricas, com apoio das crianças do Bombeiro Mirim que simulariam as vítimas, mas devido ao mau tempo não foi possível acontecer.