Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 11:24:32
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Campo Largo terá um livro com sua história

Silvio José Philippi, Silvestre F. P. Neto e Beatriz Maria Guil fazem parte da equipe do novo livro de Campo Largo

              

Campo Largo terá um livro com sua história

Em 23 de fevereiro de 1871 o município de Campo Largo foi instalado oficialmente. Quais são as lembranças desses anos todos? O que aconteceu na cidade e com seu povo em quase um século e meio de existência? Que histórias os habitantes têm para contar? Quem são seus expoentes na política, na indústria, nas artes e em outras áreas de atividade? Como é e onde está a Cultura Campolarguense?
Essas e tantas outras perguntas têm suas respostas e a equipe do Livro Campo Largo 140 Anos irá resgatá-las. Este é o projeto que tem na direção Silvio José Philippi, administrador de empresas e escritor. Do seu vasto currículo pode-se mencionar a representação comercial e gerência de empresas como a Nestlé, Danone, Marilan, Hugo Cini, Yakult e Phytoervas. Nos últimos anos dedica-se à produção editorial. Silvio atuou como Diretor Comercial e é um dos autores do livro "Irati 100 Anos". Silvestre F. P. Neto, gestor de informação formado pela UFPR, professor de ferramentas informacionais e atuante no projeto social "Trupe da Saúde", responde pela pesquisa. A produção conta ainda com a equipe editorial coordenada por Beatriz Maria Guil, bacharel e licenciada em Filosofia pela UFPR e especializada em Gestão do Conhecimento, escritora e responsável pelo conteúdo de revistas de circulação nacional e internacional, com grande experiência na área de editoração, composição gráfica e informática.
A imensidão de acontecimentos que o município de Campo Largo presenciou nos seus 140 anos de existência são incalculavelmente ricos, mas grande parte está tacitamente guardado como lembranças dos seus cidadãos e desconhecida pelos outros. Para reconstituir relatos e fatos a equipe de pesquisadores irá até essas fontes vivas e buscará no povo a sua própria história.
A base de pesquisa para o Livro Campo Largo 140 Anos terá, além de documentos e obras históricas, o depoimento de pessoas que vivenciaram acontecimentos marcantes, participando, testemunhando os fatos ou preservando na memória as histórias contadas pelos seus antepassados.
Numa narrativa voltada para toda a população, o livro resgatará, através de uma linguagem simples e atraente, os episódios sociais, culturais, políticos, esportivos, religiosos e o que mais for relevante na história que construiu a comunidade Campolarguense com as características que são conhecidas hoje.
Para que o projeto tenha um resultado positivo, a colaboração da população é essencial e a equipe de pesquisa necessita encontrar as portas abertas, precisa do entusiasmo e da mobilização do povo para que haja acesso às informações. Então, a equipe já considera que o povo deste município será co-autor desta grandiosa obra, já que os pesquisadores tomarão depoimentos, farão entrevistas e carecerão de documentos históricos como fotografias, certidões e até dos "causos" guardados na memória dos seus cidadãos.
A equipe do livro Campo Largo 140 Anos lembra a importância e o compromisso que as entidades públicas e privadas têm no registro da história da cidade que as acolhe. A colaboração de toda a população é imprescindível para trazer à tona os acontecimentos desde 1819, quando o capitão Antônio da Costa doou parte de sua propriedade a pessoas bem intencionadas, dando origem a uma das mais proeminentes cidades do Sul do Brasil.
A obra conterá de 250 a 300 páginas, com encadernação de luxo, contendo mais de 1200 fotos ilustrando as entrevistas e conteúdo escrito. Terá acabamento primoroso, dentro dos padrões das melhores publicações nacionais e internacionais. O lançamento está previsto para fevereiro de 2011, por ocasião das festividades comemorativas dos 140 anos do município.