Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 03:28:14
EM CAMPO LARGO 18º | 23º
Geral

Campo Largo é o principal produtor de moveis

  Uma indústria de Campo Largo, que já conquistou destaque nacional, como principal produtora de móveis para hotéis e eventos, do País, está se preparando para conquistar novos mercados, na Europa e Orient

Campo Largo é o principal produtor de moveis

    Uma indústria de Campo Largo, que já conquistou destaque nacional, como principal produtora de móveis para hotéis e eventos, do País, está se preparando para conquistar novos mercados, na Europa e Oriente Médio. Trata-se da Tomberlin, uma empresa que começou em 1988, numa garagem nos fundos do Recanto Batista Bíblico, no Campo Comprido, em Curitiba, que adotou Campo Largo em 1993, e que está dando, agora, o seu segundo grande salto de desenvolvimento.
   Em outubro próximo a empresa vai inaugurar a sua nova fábrica, na Avenida Tritec, no Salgadinho, numa área de 57 mil metros quadrados, com 5.700 metros quadrados de área construída. Hoje funcionando na margem da BR-277, na região do Cercadinho, com 62 funcionários, a empresa vai passar a ter 80 funcionários, com a abertura de dois novos setores. Empresários do ramo hoteleiro de Dubai já visitaram a indústria e devem se tornar novos clientes Tomberlin, abrindo as portas da indústria de móveis para eventos, de Campo Largo, naquele País.
    O começo - O empreendedor Antonio Ramos da Silva, hoje com 44 anos, casado, três filhos, residente em Campo Largo, estava em 1988 buscando um novo trabalho. Conheceu dois rapazes, os irmãos Bredley e Brian Tomberlin, filhos de um pastor norte-americano, que veio morar no Brasil com a família. Junto com eles, Antonio começou a fabricar móveis residenciais, numa garagem nos fundos do Recanto Batista, no Campo Comprido.
    Os três começaram a se informar, desenhar e desenvolver produtos novos, cadeiras e mesas. Construiram um protótipo de mesa para sala de reuniões, treinamentos, festas, Buffet, multifuncional. Seu primeiro grande cliente foi Jaime Canet Junior, que gostou e encomendou 100 mesas para o Hotel Deville.
Para entregar o pedido do Deville eles levaram quase três meses. O produto agradou tanto que em 1990 a empresa já produzia em série, mesas para hotéis, mas a produção era lenta, numa velocidade de três por dia. Trabalhavam apenas Antonio e os irmãos Bredley e Brian.
     Nesta época eles começaram a desenvolver a sua primeira cadeira, a partir de um protótipo norte-americano, a modelo “Econômica”, com estrutura metálica, estofado ecológico e tecido sintético, que não propaga fogo. O primeiro pedido de 160 cadeiras veio de Joinville, Santa Catarina, do Hotel Prinz. "Foi um Deus nos acuda", disse Antonio. Eles tiveram que trabalhar até de madrugada, para dar conta de entregar o pedido.