Os aviões italianos Venice, que já dispertaram o interesse até da Força Aérea da Bolívia
Campo Largo está se consolidando como município produtor de aeronaves. Além de produzir os cobiçados aviões Stinger, em suas oficinas no Aeroclube de Campo Largo, o empresário da aviação, Pedro Stier, concretizou mais um sonho, o de montar aqui os aviões italianos Venice, que já despertaram o interesse até da Força Aérea da Bolívia. O Governo boliviano está estudando a possibilidade de comprar os Venice montados em Campo Largo, para formação e treinamento dos pilotos da sua Força Aérea.
Após firmar contrato com a indústria italiana, no final do ano passado, Pedro Stier recebeu dois kits completos, em CKD (desmontados), do Venicc. Uma das aeronaves já está montada e efetuou vários vôos de teste, voando sobre Campo Largo. A outra unidade está sendo preparada para voar nos próximos dias. Trata-se de uma aeronave leve, com propulsão traseira (a hélice, localizada atrás da cabine, empurra o avião para a frente, ao contrário dos convencionais cuja hélice fica no bico), bastante utilizada na Itália, principalmente na área de Segurança Pública, de Trânsito e Ambiental.
Barato
Cada aeronave, com itens básicos, custa em torno de R$ 160 mil e, segundo Pedro Stier, é seguro, tem ótima autonomia de vôo e pode decolar e pousar em pistas curtas, inclusive em rodovias, em caso de seu uso ser realizado pelas polícias rodoviárias. Ele se mostrou entusiasmado com a possibilidade de fechar contrato com o Governo da Bolívia, pois, dependendo da encomenda, Campo Largo pode consolidar sua posição na indústria aeronáutica nacional. Pedro pretende vender os aviões, também para o Governo do Estado e Municípios.
O preço da aeronave é considerado barato, pelos que entendem do assunto. É o básico, mas você pode embarcar equipamentos em até R$ 300 mil ou mais, tudo depende do uso que você vai fazer da aeronave e da sua disponibilidade financeira, explicou o empreendedor. São equipamentos dispensáveis, num modelo básico, mas que podem melhorar o nível de informação e orientação para o vôo e conforto dos ocupantes da aeronave", garantiu.
Além do Venice, Pedro continua produzindo, artesanalmente, o os aviões Stinger, que são encomendados por pilotos de todo o Brasil e até para o exterior. Os Stinger têm grande autonomia de vôo e já despertaram, interesse até de grandes industriais aeronáuticas. A partir desse ano os aviões de Campo Largo também passarão a ser produzidos na Itália, na mesma fábrica dos Venice.