Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 04:51:42
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Avião Venice já é montado em Campo Largo

Os aviões italianos Venice, que já dispertaram o interesse até da Força Aérea da Bolívia

Avião  Venice já é montado em Campo Largo

Campo Largo está se consolidando como município produtor de aeronaves. Além de produzir os cobiçados aviões Stinger, em suas oficinas no Aeroclube de Campo Largo, o empresário da aviação, Pedro Stier, concretizou mais um sonho, o de montar aqui os aviões italianos Venice, que já despertaram o interesse até da Força Aérea da Bolívia. O Governo boliviano está estudando a possibilidade de comprar os Venice montados em Campo Largo, para formação e treinamento dos pilotos da sua Força Aérea.
Após firmar contrato com a indústria italiana, no final do ano passado, Pedro Stier recebeu dois kits completos, em CKD (desmontados), do Venicc. Uma das aeronaves já está montada e efetuou vários vôos de teste, voando sobre Campo Largo. A outra unidade está sendo preparada para voar nos próximos dias. Trata-se de uma aeronave leve, com propulsão traseira (a hélice, localizada atrás da cabine, empurra o avião para a frente, ao contrário dos convencionais cuja hélice fica no bico), bastante utilizada na Itália, principalmente na área de Segurança Pública, de Trânsito e Ambiental.
Barato
Cada aeronave, com itens básicos, custa em torno de R$ 160 mil e, segundo Pedro Stier, “é seguro, tem ótima autonomia de vôo e pode decolar e pousar em pistas curtas, inclusive em rodovias, em caso de seu uso ser realizado pelas polícias rodoviárias”. Ele se mostrou entusiasmado com a possibilidade de fechar contrato com o Governo da Bolívia, pois, dependendo da encomenda, Campo Largo pode consolidar sua posição na indústria aeronáutica nacional. Pedro pretende vender os aviões, também para o Governo do Estado e Municípios.
O preço da aeronave é considerado barato, pelos que entendem do assunto. “É o básico, mas você pode embarcar equipamentos em até R$ 300 mil ou mais, tudo depende do uso que você vai fazer da aeronave e da sua disponibilidade financeira,” explicou o empreendedor. “São equipamentos dispensáveis, num modelo básico, mas que podem melhorar o nível de informação e orientação para o vôo e conforto dos ocupantes da aeronave", garantiu.
Além do Venice, Pedro continua produzindo, artesanalmente, o os aviões Stinger, que são encomendados por pilotos de todo o Brasil e até para o exterior. Os Stinger têm grande autonomia de vôo e já despertaram, interesse até de grandes industriais aeronáuticas. A partir desse ano os aviões de Campo Largo também passarão a ser produzidos na Itália, na mesma fábrica dos Venice.