Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 07:55:39
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Atualização de cadastros do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para atualização de dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Atualização de cadastros do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para atualização de dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A nova data para revisão cadastral no CadÚnico é 31 de outubro. O limite, que anteriormente era 31 se agosto, foi adiado devido a dificuldades que alguns municípios apresentaram em revisar cadastros desatualizados há mais de dois anos. As famílias que não apresentarem atualização cadastral terão os benefícios bloqueados a partir de novembro.
No Paraná, dos 123.884 cadastros que estavam desatualizados em fevereiro, 64.970 foram revisados até o mês de agosto, ou seja, 52,44%. Restam ainda outras 58.914 famílias beneficiárias que necessitam de atualizações nos registros, de acordo com dados do MDS. Os dados mostram ainda que 116 municípios paranaenses realizaram a revisão cadastral atingindo índice acima de 70%.
As principais dificuldades dos municípios, apontadas pelo Ministério foram os locais em estado de calamidade ou emergência, cidades com problemas no sistema de cadastro, e dificuldades de comunicação com beneficiários do Programa.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, alerta para que os municípios se mobilizem e continuem o trabalho de revisão. "Os dados devem ser enviados para a Secretaria, para que possamos acompanhar o desempenho destas atualizações. As informações permanentemente atualizadas são um importante instrumento de trabalho desta Política Social que beneficia cerca de 445,7 mil famílias no Estado", diz. "Nosso objetivo é impedir o bloqueio dos beneficiários paranaenses por falta da atualização".
Segundo o coordenador do Bolsa Família na Setp, Nircélio Zabot, os municípios estão com uma listagem com a situação cadastral de todos os participantes. Além dos dados da quantidade de cadastros atualizados ou revisados mensalmente, os municípios também devem enviar informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas neste trabalho. A intenção é obter dados do acompanhamento em todo o estado.

Atualização - Considera-se cadastro atualizado o que obteve alteração, em pelo menos um dos itens, nos 24 meses posteriores e sua inclusão ou última alteração: renda familiar; inclusão ou exclusão de membro da família; inclusão do documento de controle nacional para o responsável familiar; substituição da responsabilidade familiar; inclusão ou alteração do código do INEP da escola ou da série.