VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Quinta-feira | 22 de Outubro de 2020 11:47
Quinta-feira | 22 de Outubro de 2020 11:47
VERSÃO IMPRESSA
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Jovem atleta de Campo Largo representará o Brasil no mundial de corrida de montanha na Europa

Agora eu assisto os vídeos dos atletas espanhóis, que foram os campeões do internacional no ano passado. Vou trei­nar para bater a marca deles

Por: Caroline Paulart

O jovem Caio Felipe Lima, de 21 anos, terá uma grande missão nos próximos meses: se prepa­rar para participar representando Campo Lar­go, o Paraná e o Brasil na competição internacional que acontece na Europa, no segundo semestre deste ano, em uma modalidade pouco conhecida ainda, a corrida de montanha. Ele terminou a prova em 1h17min42s, apenas dois segundos atrás do primeiro lugar.

A classificação veio quando ele conseguiu chegar em segundo lugar na corrida realizada na cidade de Tijucas do Sul, com percurso de 13 km de subida, e muita adre­nalina. “Tinha chovido durante a noite, então o percur­so foi feito em meio a mata molhada. Eles montam uma trilha com flechas, mas por causa da neblina é muito fácil de se perder, por isso, além de correr, cuidar com os obstáculos é preciso fi­car atento ao caminho que está sendo seguido, prin­cipalmente porque em um longo trecho eu liderei o percurso, então não tinha a quem seguir.”

Para participar dessa competição foi exigido pela or­ganização uma mochila de hidratação com no mínimo 500 ml de água, pois não é possível montar postos para entrega de água, uma jaqueta para não ser atingido pelo vento e um apito, caso fique perdido. Apesar do local es­tar molhado, Caio não chegou a sofrer quedas ou escor­regões. Durante o trajeto também havia cordas para que os competidores pudessem se apoiar.

Caio é novo no esporte, começou a praticá-lo no ano passado, mas já coleciona muitas medalhas de corridas de rua. “A maioria das corridas que eu participei foram de rua, e sempre me disseram que eu tinha o biotipo para correr, corpo mais fino e leve. Eu comecei a treinar princi­palmente por incentivo do meu tio, Antônio Lima, que é de Campo Largo. Ele me mandava os treinos lá em Cas­cavel e eu executava. Quando comecei a conseguir pó­dio, ficar em primeiro e segundo lugar ele sugeriu que eu viesse morar aqui em Campo Largo, porque tinha mais futuro dentro da corrida. Eu aceitei e gostei muito da ci­dade, tanto que já me considero um campo-larguense de coração”, diz.

Essa foi a primeira competição que ele participa da corrida de montanha, uma modalidade que acabou o en­cantando. Na corrida em que conquistou sua classifica­ção, Caio competiu dentro de uma categoria para jovens da sua faixa etária, e competiu com outros 36 rapazes. “Como a região tem bastante trilha e montanhas é mais fácil para conseguir treinar. No ano passado o pessoal terminou a prova em 1h25min, e eram atletas de Minas Gerais. Eu trabalhei para conseguir bater essa marca e consegui diminuir bastante o tempo, deu seis minutos de diferença", conta.

Por enquanto, Caio volta às corridas de rua, mas inicia a preparação para a competição na Europa em abril. Ele explica que serão duas provas, realizadas em dois dias diferentes. “Então lá serão duas provas, uma de 3,5 km com altimetria de 1.000 metros positivo. E a outra prova de 22,6 km, com alti­metria de 2.216 metros po­sitivo”, explica.

Patrocínio

Por ser uma modalidade nova, ainda há pouco pa­trocínio para a participação das corridas. Caio revela que para participar dessa competição, está correndo atrás de patrocínio para se manter durante os dias de prova. Quem se interessar em enviar propostas para o patro­cínio, pode entrar em contato com ele pelo telefone (41) 99135-9827 ou (45) 99917-9919.

13436 visitas






Sua Opinião