Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 05:24:09
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Corredora campo-larguense conquista 1º lugar no Desafio Samurai da Serra do Rio do Rastro

A prova teve o percurso de 67km e Lucimari Miretzki completou em 7h03min

Corredora campo-larguense conquista 1º lugar no Desafio Samurai da Serra do Rio do Rastro



A atleta e corredora campo-larguense Lucimari Perin Miretzki recebeu nesta semana o Certificado Samurai, após conquistar a primeira colocação em sua categoria no Desafio Samurai Battle, que aconteceu na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller, Santa Catarina, no último dia 30 de agosto. A Uphill Marathon é considerada a maior maratona de subida do Brasil e uma das provas mais concorridas do país. A prova somou os 42 km da maratona percorridos Serra acima entre o fim da tarde e início da noite aos 25 quilômetros percorridos pela manhã. Ela terminou a prova com o tempo de 7h03min.

No ano passado ela já participou da Corrida da Serra do Rio do Rastro e conquistou o quarto lugar geral, atrás apenas de atletas de elite. Neste ano ela ganhou a inscrição, se preparou bastante e conquistou a primeira colocação. O próximo desafio dela é se tornar triatleta, o que pretende alcançar até o final do ano. “Foram 42 Km pela manhã, tempo frio, com vento e chuva, subindo a Serra do Rio do Rastro, com 284 curvas sinuosas e 1.421 de altitude. Muitos atletas tiveram que ser atendidos pela equipe médica, devido à hipotermia. No período da tarde foram mais 25km subindo novamente. O corpo já estava cansado, mas a vontade de vencer aquela Serra era o que me motivava. Foram cinco meses de treinamento para esse desafio. Hoje posso dizer que tudo valeu a pena, que eu consegui vencer a Serra do Rio do Rastro por duas vezes. No período da manhã que consiste nos 42km fui a 4ª°colocada geral da prova. No período da tarde com a soma dos 42km + 25km, com total de 67km, fui a campeã da prova e consagrada como atleta Samurai”, conta.
A Folha conversou com ela ainda antes dela participar desta corrida, quando contou que seu amor pela corrida começou em 2016, por incentivo do marido. “Minha primeira corrida foi no Parque Tingui e tudo era muito novo para mim, eu estava muito animada. Eu sempre corri com o meu marido, mas neste dia eu vi que primeiro foi a largada dos homens e depois de cinco minutos das mulheres, era uma corrida noturna e eu estava sozinha. Eu pensei ‘quando soar a minha largada eu vou alcançar ele’, e corri muito rápido pra não ficar sozinha. Quando eu estava chegando só ouvi o locutor dizendo ‘está vindo a quinta colocada geral’, meu marido comemorou muito e eu estava bem cansada.”

A partir de 2016, então, Lucimari começou a participar de mais corridas, sempre alcançando posições de destaque, especialmente em primeiro lugar. “Isso despertou a curiosidade nos outros atletas para saber quem eu era, quem era meu treinador e eu sempre dizia que era apenas meu marido e eu. Eles ficavam boquiabertos”, conta.
Ela já participou de mais de 50 provas, sendo quatro maratonas, sempre com destaque, até o quinto lugar geral. “Quando eu chego nas provas já falam ‘a menina de Campo Largo chegou’ e isso é muito legal”, diz.  “Eu sou mãe, casada, cuido da minha casa, trabalho em um hospital à noite, 40 horas semanais e ainda encaixo o treino de três a quatro vezes por semana, pela manhã ou à tarde. É bem intenso, não paro. Eu sempre fui sedentária, sempre arranjava desculpa. Hoje eu incentivo as pessoas a correrem e costumo dizer que todos temos um corredor dentro da gente. Minha vida melhorou muito, eu emagreci, meu humor melhorou muito, disposição e alimentação também”, revela.