Sabado às 07 de Setembro de 2024 às 11:27:38
Geral

Via Araucária irá construir área de escape em São Luiz do Purunã

Foi divulgado de maneira oficial pela concessionária Via Araucária a construção de uma área de escape na região de São Luiz do Purunã

Via Araucária irá construir área  de escape em São Luiz do Purunã

Foi divulgado de maneira oficial pela concessionária Via Araucária a construção de uma área de escape na região de São Luiz do Purunã, que deve ser concluída até o sexto ano de operação, conforme o contrato de concessão.
Em nota oficial, enviada à Folha, a concessionária enfatiza que “segurança viária é uma prioridade para a concessionária e, desde que assumiu as operações, no último dia 28 de fevereiro, está realizando investimentos significativos nas rodovias, como reparos no pavimento, implantação de defensa metálica e melhorias nas sinalizações horizontal e vertical, com foco especial em pontos mais críticos”.

A área de escape, em princípio, deve ser instalada na região do km 129 da BR-277, no sentido decrescente, ou seja, sentido Curitiba, visto que no sentido interior, a principal característica da pista é subida.  
Ainda na semana passada, na noite de 23 de abril, uma pessoa faleceu após um acidente envolvendo um caminhão e um carro, na região do km 127 da pista. Segundo informações, o caminhão ficou sem freio e, na tentativa de evitar um acidente maior, o motorista tombou o veículo para não bater, mas a carga, que eram bobinas, se soltaram, quando uma delas atingiu a caminhonete onde estava o empresário Aranildo Bueno da Silva, que não resistiu e faleceu no local. Nesta semana, um caminhão carregado com soja acabou tombando no km 128.

A Via Araucária reforça ainda que “está empenhada no desenvolvimento do Programa de Redução de Acidentes (PRA), contando com a colaboração de uma equipe multidisciplinar. Este programa inclui o mapeamento detalhado dos pontos críticos, visando promover ações de fiscalização e engenharia preventiva. Todas essas medidas são coordenadas previamente com o órgão fiscalizador, garantindo assim a conformidade regulatória e a eficácia das iniciativas”.