Quinta-feira às 25 de Julho de 2024 às 03:19:27
Policial

Prefeitura traz orientações de segurança em época de festividades de fim de ano

Prefeitura traz orientações de segurança em época de festividades de fim de ano

As câmeras de segurança e os agentes de fiscalização estão voltados para o comércio local durante as festividades natalinas e de fim de ano, em várias regiões da cidade.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) trabalha em conjunto com os mais de 50 agentes da GM Campo Largo que estão nas ruas todos os dias, inclusive com poder de atuação de Agentes de Trânsito e de Polícia, chamados Polícia Municipal.

Com a injeção de capital impulsionada com o 13º salário, o índice de crimes contra o patrimônio tende a aumentar, de acordo com a GM Campo Largo.

Nos último três anos, o município registrou um aumento de crimes contra o patrimônio no período de dezembro, sendo que as regiões mais afetadas são: Centro, Ferraria, Bateias, Ouro Verde e Rondinha, em estimativas de furto, furto qualificado (onde a pena é mais grave) e roubo. O período de maior incidência de crimes é à tarde, com 41% das ocorrências; em segundo lugar o período noturno, com 28% de incidência, para 13% no período da manhã.

Pensando na intensificação da segurança pública, uma estratégia de distribuição de equipes já está montada para o patrulhamento preventivo no município. Serão ampliadas as ações de bloqueios em localidades estratégicas da cidade e será realizado um reforço das rondas preventivas em bairros do município. Além disso, será instalada uma equipe fixa de ronda preventiva, com a Operação Madrugada Segura, para garantir a fiscalização e segurança das decorações natalinas, que a Prefeitura já começou a instalar para a inauguração do Natal Mágico da Família 2023, que acontecerá no dia 02 de dezembro.

 

Dicas de segurança

Para você que vai aos centros comerciais urbanos realizar suas compras de fim de ano, fique atento (a) às orientações abaixo para evitar furtos e roubos:

- Procure andar sempre acompanhado, isso já inibe eventos como furtos e roubos;

- Evite expor bens de valor;

- Leve a menor quantia de dinheiro possível, se puder, opte por pagamentos online, via celulares;

- Marque um ponto de encontro com os amigos para o caso de alguém se separar da turma ou da família e acabar perdido;

- Evite falar ou utilizar o celular nas ruas, principalmente na saída de uma loja. Caso precise telefonar para alguém ou atender uma ligação, procure um lugar seguro e sempre preste atenção ao espaço ao seu redor enquanto faz o uso do aparelho;

- Ao sair de casa, dê preferência às bolsas pequenas, mas que caibam a carteira e o celular. Sempre a segure à frente de seu corpo e somente a utilize no interior das lojas;

- Não realize todas as compras de Natal no mesmo dia, tente comprar aos poucos. Se você estiver de carro, guarde as sacolas no porta-malas e não no banco traseiro ou do carona. Evite chamar a atenção de terceiros.

 

Carro e no ônibus

Antes de estacionar, é fundamental reservar um momento para verificar cuidadosamente tudo ao redor. Siga seus instintos e, se perceber alguma atividade suspeita, afaste-se imediatamente. Vale a pena dar uma volta no quarteirão até que tudo esteja mais tranquilo.

A precaução é a melhor aliada para garantir a proteção do veículo e da integridade física de cada cidadão. Se preciso for esperar alguém, tranque o veículo e fique sempre ao lado de fora, a uma distância segura para observar o carro sem ser notado. Jamais fique parado olhando para o celular, ouvindo rádio, cochilando ou algo que transmita aos criminosos a ideia de que você está sozinho e distraído dentro do carro.

Antes de partir às compras, verifique o travamento de todas as portas do veículo e, sempre que puder, ande com os vidros totalmente levantados. Faça isso principalmente em vias de tráfego pesado, viadutos, túneis e pontes. Isso vale para os passageiros também.

Para usuários de transporte coletivo, a orientação é chamar o mínimo de atenção possível com sacolas de compras e evitar estar sozinho no ponto de ônibus, sempre.

Outra dica é alternar os horários e rotas do trabalho/compras/casa, para que os criminosos não saibam exatamente o itinerário da pessoa, evitando assim crimes e ataques com uso de violência.

Com essas dicas simples, é possível diminuir gradativamente os crimes de furtos e roubos nesta época de intensificação da economia, trazendo mais conforto e qualidade de vida a todos os cidadãos.

A Guarda Municipal de Campo Largo atende com sede no centro da cidade e tem equipes de plantão 24 horas percorrendo todo o território municipal, inclusive na região do interior e bairros mais afastados.

 

SERVIÇO:

Guarda Municipal Campo Largo

Endereço: Av. Des. Clotário Portugal, 647 - Centro

Atendimento 24 horas

Contatos: (41) 3291-5153 / 153 / (41) 99793-0077 (Whatsapp)

Ainda, o cidadão pode baixar gratuitamente o app 153 cidadão, disponível na Playstore, como outro canal de informação.